terça-feira, 10 de abril de 2012

MEMORIAL

RECORDAÇÕES
Nasci no dia 13 de agosto de 1997, no município de Descanso. O parto foi realizado por uma parteira, não na mesma casa, porém na mesma residência onde meus pais moram até o momento. Minha família era paupérrima na época, tinham muitas dívidas, faltava até alimentos para pôr na mesa.
Aos seis anos e o sonho de ir para uma escola me separaram de minha família, fui morar com meus tios em Passo fundo - RS. Muitas noites chorei de saudade, na escola fui a única aluna a frequentar a 1ª e a 2ª série em uma turma multisseriada, não aprendi a ler. Só aprendi a ler na 3ª série quando uma colega reprovou e a professora começou a dar mais atenção a nós duas que precisávamos ser alfabetizadas.
Ao concluir a 3ª série , véspera de Natal, uma surpresa inacreditável, já estava escurecendo quando ouvi alguém batendo palmas, abri a porta, nem consegui acreditar quando vi parado em minha frente, lá estava meu pai, foi me buscar.
No dia seguinte, Dia de Natal, partimos, como era Natal não tinha ônibus, passamos a noite em um hotel, ouvi o som de balas, observei as paredes do hotel, havia muitos sinais de balas, tive muito medo, mas a vontade de estar com minha família era uma utopia naquele momento.
Quando chegamos, mais uma surpresa, um bebezinho, era meu maninho com três meses, fiquei muito feliz por estar de volta.
Um ano depois minha mãe começou a adoecer, foram meses de tratamentos, até a última vaquinha de leite foi vendida, com dez anos tive que assumir uma casa, desde a limpeza, a preparação dos alimentos até os cuidados com meu irmãozinho mais novo. Naquele ano também ajudei meu pai no plantio da lavoura, como era tudo manual meu pai arava a terra, eu e meu irmão mais velho plantávamos com a máquina "tiquetaque".
Minha mãe foi encaminhada para Florianópolis, ficou mais três meses em tratamento, quando retornou estava muito frágil, foi uma época muito difícil, eu adoeci, após exames o médico disse aos meus pais que deveriam incentivar-me ao estudo pois a umidade e o sol não fariam bem para a minha saúde, fiquei nove anos em tratamento contra reumatismo.
Para continuar meus estudos fui trabalhar de empregada doméstica, consegui cursar o Magistério, depois o Adicional de Pré-alfabetização.
Comecei a trabalhar em uma escola multisseriada, consegui ser aprovada no vestibular Magister, no último ano da faculdade iniciou-se uma vida, contra a vontade de meus pais que interromperam meu namoro. Eu estava afim de enfrentar todos os obstáculos mas jamais desistiria daquela vida que estava a caminho.

No ano seguinte iniciei a Pós-Graduação, sabia que seria difícil mas não impossível, minha filha nasceu, com dois meses levei-a a SP para concluir a Pós.
Consegui minha efetivação, no município passei em 1º lugar, no ano seguinte escolhi no estado me efetivei 10 horas e alterei.
Comprei um terreno e financiei a minha casa, tive meu segundo filho, época também de muitas dificuldades, um acidente de moto que poderia ter deixado sequelas em meu filho que estava se formando.
A fase difícil passou , hoje tenho dois filhos maravilhosos, mesmo sem receber pensão e ter que assumir sozinha as responsabilidades de mãe, "pai" e a minha profissão sou feliz e me orgulho por sempre ter sido persistente e não desistido diante dos obstáculos.